terça-feira, junho 22, 2010

Etiquetas de atalhos para o Pro Tools - Grátis !!!


Pesquisando na internet, encontrei alguns sites que vendem etiquetas para D.A.W.(Sonar, Cubase, Pro Tools, etc...) prontas para serem coladas ao teclado do computador com os principais atalhos dos programas. O problema de se comprar as etiquetas no exterior tem a ver com a demora da entrega, custo de envio, etc... Então encontrei algumas etiquetas já formatadas para serem impressas e coladas ao teclado - sou usuário do Cubase (e agora também do Pro Tools LE) e o teclado de meu computador possui etiquetas com os atalhos do Cubase.

O estúdio de gravação Calma Estudis de Manacor / Espanha, através do site Hispasonic (www.hispasonic.com) disponibiliza um arquivo com os atalhos do Pro Tools. São dois conjuntos de etiquetas: o primeiro pode ser utilizado em seu teclado de computador convencional, simplesmente cortando e colando cada etiqueta na tecla respectiva. Quando tiver terminado, você terá um teclado perfeitamente mapeado com as principais características do Pro Tools (o segundo jogo é para o teclado X-Keys - neste caso, tendo que configurar as teclas do X-Keys para corresponder as etiquetas).

Link para as etiquetas:

http://www.hispasonic.com/manuales/stickers.zip

Uma sugestão - o que eu fiz com relação aos atalhos do Cubase: imprimi (em uma loja de impressão) o arquivo diretamente em uma folha de etiquetas no formato A4 com alta resolução. Depois colei um adesivo transparente (tipo Contact) em cima da etiqueta e cortei individualmente. O resultado foi bem interessante.

Espero que gostem e que seja útil.

Abs.

MZ.

5 comentários:

Luzilei Aliel disse...

Obrigado por ajudar na educação tecnológica oferecendo comentários, downloads, news e tutoriais.

De uma passada no meu blog: http://tecnofagiadigital.blogspot.com/

e_T+

admin disse...

Olá Marco.
Gostava de sugerir um "novo" DAW gratuito: Zynewave Podium Free (ainda não tive tempo de o testar a sério, mas parece-me muito bom). Que "freebie" incrível!
Abraço,

Jacinto

Marco Zappala disse...

Jacinto, obrigado pela dica. Eu vi que a Zynewave lançou uma versão gratuita do Podium. Há algum tempo ganhei uma licença do Podium com o DVD da revista Computer Music (www.computermusic.co.uk). Na época o testei e achei bem interessante. Até entrei em contato com o desenvolvedor mas como eu já utilizava o Cubase acabei não levando a frente. Eu testarei esta versão para ver como se porta (plugins de efeito e instrumentos, automação, áudio, etc...) e talvez até utilize para aulas de Midi ou Música eletrônica no próximo semestre. Abs.

Marco Zappala disse...

Luzilei, eu é que agradeço: obrigado. Visitando seu blog vi que você atua na área da educação. Eu também trabalho como professor na área da tecnologia musical. Fico muito contente em ajudar na construção do conhecimento. Já estou seguindo seu blog,ok. Obrigado e mantenha contato. Abs.

Unknown disse...

Massa de mais! tinha que ser meu mestre!! rsrsrsr
Abração cara. Joanthan Valim