sábado, fevereiro 23, 2013

Rosegarden - Estação de trabalho de Áudio e Midi com editor de partitura GRATUITO

ROSEGARDEN, é uma estação de trabalho de Áudio e Midi livre e gratuita, desenvolvida originalmente para Linux. Seu desenvolvimento começa em 1993 por Chris Cannam e Andy Green. Atualmente o Rosegarden é gerido por Chris Cannam e D. Michael McIntyre.



Para Linux ele é disponibilizado para várias distribuições, como Ubuntu, Debian, Suse, Arch Linux e Gentoo. Pesquisando na internet encontrei uma versão ALPHA do ROSEGARDEN para WINDOWS! Achei muito interessante pois é a possibilidade dos usuários deste sistema operacional terem um excelente programa para composição musical gratuito.



O ROSEGARDEN é um programa de fácil aprendizado, com uma interface gráfica atraente, sendo ideal para compositores, músicos, estudantes de música e ambientes de gravação em pequenos estúdios ou mesmo estúdios caseiros. Além da possibilidade de manuseio, gravação e edição de áudio e Midi, o ROSEGARDEN inclui ainda um editor de notação poderoso - que é muito interessante se esta for a sua forma preferida para compor, ou também para se ter uma visão diferente de um determinado trabalho.


Para conhecer um pouco mais sobre o ROSEGARDEN, clique no link a seguir: Rosegarden - Tour

Para fazer download das versões para Linux, clique aqui.

Para fazer download para a vesão ALPHA para Windows, clique aqui.

** Uma informação sobre a versão para WINDOWS: de acordo com a WIKIPEDIA, "A versão alpha (ou alfa) de um produto (geralmente uma aplicação da área de informática) é normalmente definida quando este produto ainda está em fase de construção e testes. Mas só os programadores envolvidos têm acesso, e não ao publico em geral. Porém, os usuários que serão beneficiados com o software poderão testar o sistema em um ambiente controlado nas instalações do desenvolvedor, caracterizando o processo denominado teste alpha".

Bom, já baixei a versão para Windows e irei testá-la. Assim que tiver minha opinião, publicarei um comentário aqui no blog.

Espero que gostem do aplicativo.

Abraços a todos.

Marco Zappala.

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Ignite – Software de criação musical gratuito

A AIR Music Technology é uma empresa baseada na Alemanha, responsável pelo desenvolvimento do núcleo de grande parte dos efeitos para o Pro Tools ® da Avid software, e também por um conjunto de instrumentos virtuais desnvolvidos especificamente para Pro Tools ®. Ela esta disponibilizando gratuitamente a estação de trabalho para criação musical "IGNITE", disponível para sistemas operacionais Mac OSX e Windows (7 e 8).


IGNITE foi desenvolvida para fácil integração com teclados controladores da M-Audio, que são automaticamente detectados e seus controles mapeados automaticamente, assim que conectados ao computador (podendo também utilizar controladores de outras marcas). Estão incluídos mais de 275 instrumentos, muitos dos quais são retirados das coleções de instrumentos de renome - incluindo Strike, Structure, and Velvet. Todos os sons foram otimizados para carregar rapidamente, e os controles de edição são mapeadas automaticamente para o seu teclado conectado M-Audio. Estes sons extraordinários incluem teclados, bateria, percussão, baixos, guitarras, sintetizadores, cordas, metais e instrumentos de sopro. Possui também um sistema "inteligente" para Midi (Smart MIDI technology) que fornece um tocador de acordes e de frases. Ignite não suporta plugins VST ou AU. Ignite pode exportar WAV, MP3 e arquivos MIDI. Se você optar por exportar para Daw (Export to DAW), Ignite vai renderizar todos os clipes como arquivos WAV individuais por instrumento. Ao exportar para DAW, o usuário escolhe um local e Ignite cria uma pasta onde todos os arquivos exportados serão salvos. Ignite também irá criar um arquivo de texto com informações sobre as configurações das faixas de instrumentos individuais, como panorama, etc...

Assista o vídeo de demonstração:

 


Para mais informações visite o link:  IGNITE - Overview (clique aqui)

Link para download:  Clique aqui

Espero que gostem deste aplicativo.

Abraços a todos,

Marco Zappala