terça-feira, setembro 29, 2009

LinPlug Free Alpha


A Linplug é uma desenvolvedora de instrumentos virtuais, sendo famosa pela criação de sintetizadores tais como o Albino (entre eles o Alpha) e o Sampler RM V .

O sintetizador Alpha da LinPlug apresenta um design de fácil aprendizado e manuseio, com especial atenção para recriar o calor e a sensação tipicamente encontrados no início da década de 80 nos sintetizadores analógicos. Vem com mais de 750 presets de sons emocionantes, concebido por designers profissionais.

A Linplug disponibiliza uma versão gratuita do seu Alpha VST, o FREE Alpha, com as mesmas funções, porém com algumas limitações (mas com a mesma qualidade dos sons da sua versão completa).

Link para o download do Free alpha:

www.linplug.com/Download/download.htm

Link para maiores informações sobre o sintetizador e sua limitações de versão:

ha_3/Alpha_3_Specification/alpha_3_specification.htm

Este é realmente um instrumento virtual de excelente qualidade !!!

Espero que gostem.

Abraços.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Arturia Analog Factory


Analog Factory é um instrumento virtual poderoso e extremamente fácil de usar. Possui 3500 sons de teclados lendários, cuidadosamente selecionados a partir de sintetizadores clássicos como Minimoog V, Moog Modular V, ARP 2600V, CS80V e Prophet V/VS. É também um instrumento muito versátil: todos os sons podem ser modificados, o que agrega qualidade aos sons gerados por este software .

Sua versão completa custa U$ 249,00 porém o desenvolvedor disponibiliza uma versão de demonstração com 137 presets (não permitindo salvar presets de edição dos sons e não disponibilizando sons do Prophet V e Jupiter-8V), porém com sons de excelente qualidade !!! (o banco de strings analógicas é muito interessante nesta versão DEMO !!!)

Link para a versão de demonstração:

www.arturia.com/evolution/en/downloads/demos.html

Espero que gostem deste plugin !!!

Abraços.

terça-feira, setembro 22, 2009

Sony Acid Xpress 7.0 - GRATUITO !!!


A Sonic Foundry praticamente inventou o software de produção de áudio baseado em LOOPS quando lançou em 1998 o ACID PRO. Antes disso, era muito difícil misturar e combinar batidas de diferentes tempos, sem alterar o tom e mesmo editá-los usando um sampler (hardware). Em 2003 A Sonic Foundry vende para a Sony Pictures Digital uma série de softwares, incluíndo o ACID.
O ACID Xpress é uma versão gratuita do ACID PRO, com algumas limitações (10 trilhas, não exporta arquivos em *.wav, arquivos mp3 limitados a taxa de amostragem de 128 Kbit/seg ) porém incluindo MIDI e funções de reprodução e gravação de áudio.
É muito fácil de usar, mesmo que você nunca tenha utilizado um software de criação músical baseado em loops anteriormente !!!

Link para o Download:

www.acidplanet.com/downloads/xpress

** para o download do software é necessário o registro na página,ok.

Uma boa opção para este software é o Acid Music Studio 7, que pode ser adquirido diretamente por download, possibilitando muitas outras funções na sua utilização (entre elas utilização de VST e VSTi) e que custa U$ 54,95.

www.sonycreativesoftware.com/musicstudio

Comparação entre os softwares da família ACID:

www.sonycreativesoftware.com/musicstudio/compare

Espero que gostem. Abraços.

quinta-feira, setembro 17, 2009

MULAB Free - Estação de Trabalho de áudio e midi GRATUITA


Conheça o MULAB Free, uma estação de trabalho de áudio e midi (DAW) GRATUITA, desenvolvida para os sistemas OSX e Windows, que transformará seu computador em um verdadeiro estúdio musical.

O Mulab Free é uma versão reduzida do Mulab Unlimited com algumas limitações, porém sem restrições quanto a sua utilização.

Principais características:

-limite de 6 trilhas por projeto;

-suporta 1 saída MONO para dispositivos REWIRE;

-Não há a necessidade de instalar o software (arquivo *.exe), o que permite executá-lo diretamente de um Pendrive !!!

-além de possuir efeitos e sintetizadores virtuais próprios, permite a utilização de plugins (efeitos e instrumentos) VST;

-permite configuração de ASIO driver para menor latência no desenvolvimento de projetos;

-Gravação e playback de áudio e midi;

-Piano Roll para trilhas midi.

-licença de utilização GRATUITA.

Maiores informações:

www.mutools.com/mulab2-demo.html

Link para download:

www.mutools.com/downloads.html

Espero que gostem deste software.

Abraços.

terça-feira, setembro 15, 2009

Sample Radar - Bancos de Samples Gratuitos

A maioria das pessoas que trabalham com produção musical, de áudio, de trilhas e multimedia utilizam "Samples" (amostras de áudio) nas suas produções. Um ponto muito importante é a licença de utilização das amostras. Tenho visto várias pessoas que não se preocupam com esta questão. Porém, com a globalização é muito comum o lançamento, o licenciamento, a produção de conteúdo que utiliza "samples" em diferentes mercados, o que leva a uma maior exposição do produto e também a possíveis problemas judiciais...

O SampleRadar faz parte do site "MusicRadar"(www.musicradar.com) que é um site para músicos desenvolvido pelo mesmo grupo da revista "Computer Music" (que foi abordada em publicação passada), disponibilizando informações sobre equipamentos, instrumentos, softwares, hardware, técnicas e tecnologias, tutoriais (muito interessantes), etc...



O SampleRadar dá semanalmente bancos de som gratuitos, com qualidade profissional e livres de royalties.

Links para os bancos de som (lançados até esta semana):

http://www.musicradar.com/news/tech/sampleradar-360-free-abstract-samples-219767

http://www.musicradar.com/news/tech/sampleradar-503-free-techno-samples-218884

http://www.musicradar.com/news/tech/sampleradar-342-free-dubstep-samples-217768

Não deixem de conferir. Visitem também o MusicRadar.

Abraçõs.

quarta-feira, setembro 09, 2009

Simuladores de sintetizadores "VINTAGE" - Minimoog

MINIMOOG

Criado pela Moog Music (www.moogmusic.com) - Dr. Robert Moog (http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Moog) e apresentado ao público na "National Association of Music Merchants Convention" em 1971, o Minimoog Model D se tornou um dos mais populares sintetizadores utilizados na música eletrônica.



Seus sons tem sido utilizados por vários grupos, bandas e cantores, tais como: The Chemical Brothers, The Orb, Kraftwerk, Jan Hammer, Nine Inch Nails, Vince Clarke, Gary Numan, Add N To (X), Rick Wakeman, 808 State, Air, Future Sound of London, Bushflange, Chick Corea, Überzone, Depeche Mode, Recoil, Tangerine Dream, Mouse on Mars, Apollo 440, Ultravox, Dave Holmes, Jean-Michel Jarre, George Duke, Blondie, Rush, Toto, Jimmy Edgar, Keith Emerson, Rick Wakeman, Yes, Vangelis, Joe Zawinul and Herbie Hancock.

Nestes links encontramos maiores informações sobre o Minimoog:

www.vintagesynth.com/moog/moog.php

www.synthmuseum.com/moog/moomini01.html

Com relação a plugins VST deste teclado, existem duas boas opções gratuitas: o MinimogueVA e o Cyclick Freemoog.

MinimogueVA:



Cyclick Freemoog:




Links para download:

MinimogueVA:

http://home.no/gunnare/downloads.htm

** atenção para as duas versões: Luxus (alto uso da CPU) e VA.
A página possui links para downloads de bancos de sons extras !!!

Cyclick Freemoog:

http://spiritconspiracy.free.fr/spip.php?article14

**Atenção para as versões Normal (8 notas de polifonia) e Lite (4 notas de polifonia).

Espero que estes plugins sejam úteis.

** Em Tempo: para quem gosta de sintetizadores, vale a pena dar uma conferida nesta página:

http://www.synthmania.com/Famous%20Sounds.htm

Ela possui fotos de alguns "synths" e algumas músicas (inclusive com "samples") criadas utilizando sons dos respectivos aparelhos.

Abraços.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Simuladores de sintetizadores "VINTAGE" Gratuitos - Superwave P8

Olá, a partir de hoje, falarei sobre sintetizadores virtuais que simulam equipamentos "VINTAGE". Muitos de nós que produzem música eletrônica (nos mais variados estilos) utilizamos ou utilizaremos em algum momento sons de equipamentos desenvolvidos no passado (como o Minimoogue, Arp, Juno, entre muitos outros...). A intenção desta série de publicações é que se conheça as opções de simulação gratuitas destes equipamentos que possuam boa qualidade na sua utilização.

Começaremos pelo Superwave P8:


Este "virtual synth" é distribuido gratuitamente no formato VST e possui excelente qualidade na geração de sons, simulando os sintetizadores da Roland JP-8080 e JP-8000 (www.vintagesynth.com/roland/jp8080.php) (www.vintagesynth.com/roland/jp8080.php). Sua qualidade é impressionante, não deixando nada a desejar para outros sintetizadores (mesmo os de hardware) na sua categoria. No seu banco de sons encontramos vários "presets" de sons utilizados em canções de grande sucesso: Jump-Van Halem (apesar do lead synth original ter sido gerado em um Oberheim OBXa - em breve mostrarei um simulador GRATUITO !!!), Europe-The Final Countdown, Yazoo-Situation, entre outros !!!

Link para o Plugin:

http://home.btconnect.com/christopherg/products/superwave_p8.exe

Link para as especificações do plugin:

www.superwavesynths.co.uk/product_p8.htm

Bom, espero que gostem deste plugin.

Abraços.

sábado, setembro 05, 2009

Sonik Synth 2 FREE


Sonik Synth 2 FREE

É uma versão reduzida mas com pleno funcionamento do Sonik Synth 2 da "IK Multimedia" (www.ikmultimedia.com/soniksynth/features/) que possui um conjunto de sons limitado (sound set).
Seu banco de som inclui timbres de teclados "vintage" como Arp™, Moog®, Obies, Jupiters, Gleeman™, Voyetra®, Serge™, EMS Synthi™, Prophets™, Trons, Rhodes®, Wurlies™, B3s™.

Algumas características:

- 16 partes multitimbrais;
- Seção de multi-efeitos que incluem 5 "inserts" de efeitos por timbre carregado;
- Controle independente de volume e pan por timbre;
- Trabalha como um aplicativo independente, bem como plug-in nos sistemas Mac OS e Windows (XP / Vista);
- Formatos de plugins suportados: VST, RTAS, and AU.

Link para o synth:

Versão para Windows:

http://www.ikmultimedia.com/FreeDownloadAREA/Sonik_Synth_2_Free_Win_XP.zip

Versão para Mac:

http://www.ikmultimedia.com/FreeDownloadAREA/Sonik_Synth_2_Free_OSX.dmg

Banco de Som:

http://www.ikmultimedia.com/FreeDownloadAREA/Sonik_Synth_2_Free_Sounds.zip

** para utilização do VSTi será necessário o registro (on-line) do software ni site do desenvolvedor.

Abraços.