segunda-feira, agosto 31, 2009

Best Service TITAN FREE Synthesizer


Best Service (www.bestservice.de) anuncia o lançamento de Titan Free, uma versão reduzida do seu recém lançado Titan Synthesizer.

Esta versão gratuita inclui todas as funcionalidades do "motor de reprodução / engine" de samples, contendo uma biblioteca demonstrativa do Titan Synthesizer, baseado em 12 multi-samples (extraídos da versão completa), além da possibilidade de importar até 24 samples de outra biblioteca para o programa. A versão completa de Titan contém 5,500 multi-samples e 100,000 samples, com os melhores sons de 200 sintetizadores analógicos e sistemas modulares clásicos (incluindo os synths digitais e workstations mais famosos dos anos 80s e 90s). O "motor de reprodução / engine" foi desenvolvido por Best Service en cooperação com Yellow Tools (www.yellowtools.com), baseado no sampler Independence Pro (o Independence Free foi abordado em uma publicação passada neste blog).

Titan Free se encontra disponível em Best Service tanto para Windows como para Mac.

Link para download:

http://dwl1.soundsondemand.com/Titan_Free_Win.zip

Visitem a página de Best Service para maiores informações.

Abraços.

Em Tempo: Desculpem o tempo entre as novas publicações do Blog - as aulas recomeçaram normalmente (e tenho também trabalhos de produção musical) mas sempre que possível disponibilizarei novidades.

quarta-feira, agosto 26, 2009

SIR1 Reverb IR VST - FREE


O SIR1, é um plugins VST de reverb que funciona com IR - Impulse Response ou Resposta de Impulso. A Resposta de Impulso - IR é gerada através da gravação de sinais (de banda larga) e sua correspondente reflexão em uma determinada sala (room-reflections). O Plugin funciona pegando as informações necessárias para reproduzir a mesma sala em outros sinais. Desta forma pode-se pegar IR de vários reverbs de Rack como, Yamaha SPX 900, Lexicon, Eventide, e outros e utilizar este plugin para simular os efeitos destes aparelhos.

Algumas características:

* Freeware - Gratuito
* Windows VST-Plugin
* Trabalha com uma latência fixa de 8.960 amostras (samples), que é compensada pelo VST-hospedeiro.
* Ajustes: pre-delay, ataque de tempo, comprimento e largura da resposta ao impulso
* Stretch (up & downsampling de resposta ao impulso)
* FFT EQ (para ajustar o espectro de freqüência do impulso)
* Ganho Automático - Auto-Gain (compensação automática de volume)
* Dynamic CPU Consumption (utiliza apenas a potência da CPU que é necessária para obter o resultado)


Link para download:

http://www.knufinke.de/sir/sir1.html

Link para páginas que disponibilizam IRs gratuitamente:

http://www.knufinke.de/sir/links.html

http://noisevault.com/nv/index.php?option=com_remository&Itemid=29

Espero que gostem deste plugin.

Abraços.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Free VSTs / Synths & FX - Togu Audio Line

Mais uma dica com relação a instrumentos virtuais gratuitos: Togu Audio Line (http://kunz.corrupt.ch/?Products).
Togu Audio Line desenvolve plugins VST (instrumentos virtuais e efeitos) que podem ser utilizados em vários estilos musicais (atenção produtores de música eletrônica dançante >> ELECTRO HOUSE) com vários presets de sons muito utilizados nestes segmentos.

Destaques deste desenvolvedor:

TAL Bassline



TAL-BassLine é um sintetizador de baixo virtual especialmente feito para sons "ácidos" e efeitos.


TAL-Elek7ro



TAL-Elek7ro é um sintetizador virtual com algumas características especiais como forte sincronismo dos osciladores e modulação de frequência. Este VSTi pode ser utilizado para uma variedade de sons, desde sons percussivos até sons de baixos(deep bass sounds).


TAL-U-No-62



U-NO-602 vst plugin é um sintetizador Virtual baseado no sintetizador analógico JUNO 60 : um sintetizador original deste modelo é utilizado como referência para seus osciladores e filtros.


Não deixem de visitar a página do desenvolvedor para conhecer outros plugins (reverb, equalização, etc...) bem interessantes,ok.

Um Abraço.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Image-Line Autogun - Synth Gratuito Para Windows (VSTi)


A Image Line Software, desenvolvedora do FL Studio (www.flstudio.com), lançou um sintetizador gratuito para o Windows XP / Vista, o Autogun.

A Image Line diz que o Autogun oferece 4.294.967.296 (quatro bilhões, duzentos e noventa e quatro milhões, novecentos e sessenta e sete mil, duzentos e noventa e seis) presets, apenas esperando para serem explorados !!!

O Autogun é baseado no "Ogun VSTi synthesizer" (http://www.image-line.com/documents/ogun.html), que produz um som metálico e timbres vibrantes - entretanto o Autogun não está limitado somente a este tipo de sons.

Cada Autogun está definido para iniciar a partir de um único número (pré-definido) de presets, de modo que a cada usuário é atribuído um endereço de preset (preset-address) inicial e pessoal, pronto para ser explorado. No entanto, os utilizadores podem a qualquer momento, saltar para um novo local no "preset-address", simplesmente digitando o número de um preset. Com tantos presets o Autogun não precisa de programação, cada som já está em algum lugar e só precisa de ser encontrado.

Características:
» Com base no "motor" de síntese (engine) do Ogun VSTi
» Reforçada pelo "motor" (engine) Soundgoodize (Maximus)
» 4 294 967 296 incríveis presets para explorar
» Campo para copiar / colar o número de preset
» Botões para mudar os presets - para cima ou para baixo
» Controle de volume

Link para download:

http://www.image-line.com/documents/autogun.html

http://downloads.image-line.com/ogun/autogun_install.exe

Abraços.

segunda-feira, agosto 17, 2009

Links para Bancos de Sons Gratuitos

Hoje disponibilizarei para vocês alguns endereços de páginas na internet que disponibilizam bancos de sons (de vários tipos de instrumentos e formatos) para download gratuito:

www.hammersound.net

http://rekkerd.org/freebies-for-native-instruments-kontakt/
** 27 links para download de bancos de sons. Blog com informações atualizadas diariamente sobre softwares e hardwares para produção musical !!! Muito Bom !!!

http://www.samplelogic.com/trypack.html

http://sonart.cc/media/free/
** YAMAHA C7 GRAND PIANO. Tamanho do arquivo é de 360 MB (Windows, Mac - RAR).

http://www.store.precisionsound.net/ostlindinfo.php

http://www.gigfiles.com/
** tem que se inscrever na página para o download gratuito

http://digul.net/content/e-piano-and-keyboard-collection-kontakt

http://www.retrosampling.se/gratissamplingar.htm

http://www.dskmusic.com/blog/
** visitem também a seção de instrumentos virtuais gratuitos deste desenvolvedor !!!

http://www.cosmod.net/soundbank/audio/cosmod-soundbank-2-examples.zip

http://www.pettinhouse.com/html/download.html
** muito boa coleção de bancos de sons gratuitos !!!

http://www.soniccouture.com/pages/freestuff.htm

http://www.linuxsampler.org/instruments.html
** página do Linux Sampler, um sampler gratuito que pode ser utilizado como VSTi !!! Atenção para o banco "Maestro Concert Grand v2" no formato *.gig, que depois de baixado e descompactado possui 932 Mb de tamanho !!! Mais informações sobre este sampler:

http://www.linuxsampler.org/about.html




É interessante abordar o formato Soundfont: A soundfont (arquivo *.sf2) foi desenvolvida pela E-MU. É um banco de som que combina "samples - amostras de sons de instrumentos", onde se pode configurar vários parâmetros do som escolhido (pelo software que executará o banco de som ou editor ) para rápida utilização de instrumentos e sons.

Link para saber mais sobre Soundfont: http://www.soundblaster.com/soundfont/

Sampler gratuito (e de excelente qualidade) para soundfont: SFZ



Link para download:

http://www.cakewalk.com/support/project5/sfz.aspx

Espero que gostem. Abraços.

** Em tempo: caso queiram converter algum dos bancos acima em formatos diferentes dos originais, utilizem o Translator Free que foi abordado na publicação anterior deste blog,ok.

quinta-feira, agosto 13, 2009

Translator Free - conversor gratuito de bancos de samples


Atualmente é muito comum utilizarmos bancos de sons (com sons de pianos, cordas, baterias, etc...) nos trabalhos musicais: soundfonts, bancos do Kontakt, Giga Sampler, Cds e Dvds com bibliotecas de sons da Akai, Roland, etc. Mas o que fazer quando o Sampler utilizado não lê (carrega) um determinado banco de som ? O Translator ™ converte formatos profissionais de bibliotecas de sons. Pegue qualquer sampler CD-ROM/disk e converta pelo Translator ™ qualquer um dos seus programas, instrumentos, ou amostras - ou todo o CD-ROM/disk - em outro formato que pode ser usado diretamente com o sampler que você utiliza - pode traduzir praticamente para todos os formatos profissionais, Giga3/GigaStudio, EXS24, Kontakt, Reason NN-XT, SFZ, SoundFont, SampleCell, Kurzweil, Ensoniq, AKAI, UEM, Roland, E-MU Proteus VX e Emulator X3,etc...

A versão gratuita do Translator tem sua funcionalidade limitada (depois de convertida uma amostra, ao mandar o programa converter um novo banco de som, aparecerá uma mensagem pedindo para aguardar um determinado tempo para utilizá-lo novamente), mas converte os arquivos com a mesma qualidade da versão comercial.

Platforma: Win/Mac

Algumas de suas funções:

* Visualize todos os Programas, Instrumentos, Bancos, Sons, and seus conteúdos
* Escute os sons escolhidos
* lê e escreve formatos proprietários como Akai, Emu, etc.

Maiores informações sobre o programa e os formatos:

http://www.chickensys.com/products/sw_iteminfo.php?sw_name=Translator+Pro

Link para download do programa:

http://www.chickensys.com/downloads/translator.php

Espero que gostem. Abraços.

** Em Tempo: Em breve uma lista de com endereços de páginas na internet que disponibilizam bibliotecas de sons (Piano, Cordas, Bateria, etc...) gratuitas !!!

segunda-feira, agosto 10, 2009

E-MU Proteus VX Software Sound Module - FREE


A E-MU Systems, desenvolvedora de produtos de áudio digital para músicos e audio profissional (com placas de áudio de alta qualidade e performance) no passado fabricou uma série de módulos de som, a linha PROTEUS: Proteus 1, 1-VX, 2-Orchestral, 3-World Instrument, FX e 2000 (www.vintagesynth.com/emu/proteus.php).

A E-MU oferece o download gratuito do Proteus VX , um módulo de som por software que funciona em modo “Standalone” e Plugin VSTi para Windows. O Proteus VX usa a arquitetura interna do Emulator X3 (sampler digital - www.emu.com/emx3.asp ). Embora o Proteus VX não tenha a capacidade de edição Emulator X3, o software é multi-timbral, ou seja permite a utilização de até 16 instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo e independentemente e ainda a possibilidade de alteração de vários parâmetros para cada preset escolhido (preset = timbre escolhido no módulo).

O Proteus X Composer Bank v2.01 vem com mais de 1000 presets (do módulo de som Proteus 2000) abrangendo uma enorme gama de sons.Além disso, o Proteus VX pode carregar qualquer banco de sons da biblioteca Emulator X (a tecnologia Xstream™ não é suportada pelo Proteus VX).

O Proteus VX não é protegido por dongle ou tem seu uso limitado as placas de áudio da E-MU (como outros produtos deste fabricante) – pode ser utilizado com qualquer placa !!!

Características:

-24-bit/192kHz a reprodução de áudio.
-Pode ser usado como VSTi ou stand-alone (16 canais multi -timbral).
-Alta Voz Polyphony (dependendo do sistema / computador utilizado).
-Drag and Drop (arraste e solte) na seleção de preset.
-Controladores em tempo real para todos os importantes pontos de controle.
-54 diferentes tipos de filtro, incluindo multi-pole, resonant filters, phasers, flangers, vocal filters, and filtros multi-parameter morphing.

Link para dowload:

http://en.audiofanzine.com/partner/a.proteusvx.html

Link para download do manual de instrução:

http://en.audiofanzine.com/utilities/a.provider,m.6552,down.true,mod.media,s.files.pdf

Abraços.

sexta-feira, agosto 07, 2009

Native Instruments Kontakt Player - FREE


A Native Instruments é muito conhecida pelo desenvolvimento de instrumentos virtuais (FM8, Massive, Kore, etc...) e desenvolve também o Kontakt, um sampler para utilização de amostras de áudio (samples) com vários recursos para sua edição, trato e utilização . Agora a Native Instruments está dando gratuitamente uma versão "Player" (que somente toca os sons de bibliotecas de samples compatíveis com o Kontakt), o Kontakt Player, para Mac OS e Windows nos formatos Standalone, VST, AU e RTAS.

Características principais:

* Reprodutor de samples gratuito basado no Kontakt 3.5
* Manuseio de memoria 64-Bit no Windows Vista 64 e opção de servidor de memoria para Mac OS X
* Suporte avançado para multi-processador (até 16 núcleos)
* Novo motor - engine DFD (Direct From Disc) integrado
* Biblioteca de sons com varias opções de ampliação e a posibilidade de integrar bibliotecas de terceiros com a marca "Powered By Kontakt"
* Explorador de bibliotecas redesenhado
* Vista de controle detalhada para cada instrumento
* Função "MIDI Learn" direto para todos os faders e potenciômetros
* Cerca de 18 efeitos
* Suporte para VST, AU e RTAS incluindo Pro Tools em Leopard

Link para o download:

http://www.native-instruments.com/#/en/products/producer/kontakt-player/?page=781

Informações sobre o Kontakt:

http://www.native-instruments.com/#/en/products/producer/?search=allkontakt

Abraços.

quarta-feira, agosto 05, 2009

Pianissimo - Piano de Cauda Virtual


Bons instrumentos virtuais são sempre procurados pela maioria dos que trabalham com produção musical e quando se fala sobre sons de PIANO...

A D'ACCORD (www.daccord.com.br) empresa Brasileira que desenvolve vários softwares para o meio musical é a responsável pela venda/distribuição do PIANÍSSIMO, um piano de cauda virtual que agrega qualidade e custo acessível (para a nossa realidade). Pode ser utilizado como VSTi, que irá operar em qualquer software de Edição e Gravação de Áudio com suporte para instrumentos virtuais no formato VSTi, ou como software isolado (Standalone), suportando qualquer equipamento MIDI, e dispositivos Wave, ASIO, ou WaveRT, permitindo a gravação de duas faixas, além de abrir e salvar arquivos nos padrões MIDI tipo 1, e permitir exportar para WAV, MP3, WMA, e Ogg. Detalhe: o programa está em PORTUGUÊS !!!

O Pianissimo é um Piano de Cauda Virtual, que oferece um som rico e envolvente com a expressividade de um piano de cauda clássico.

O Pianissimo utiliza uma combinação de samples de playback e avançada modelagem física para criar um esplêndido som acústico de piano de cauda. O programa vem com 250 MB de samples de alta qualidade de um piano de cauda Steinway(tm) Modelo D, usando processamento de sinais e programação complexa para recriar a suavidade, resposta e sensação de um piano de cauda real.

Ao som envolvente e natural é em seguida adicionado um algoritmo de reverberação com qualidade de estúdio profissional para criar a profundidade e ambientação de um espaço acústico real. Para melhorar você tem o som da ressonância simpática, o som incidental dos martelos, um excelente controle da tonalidade e da velocidade de resposta, além de 256 vozes de polifonia, e uma utilização incrivelmente baixa da CPU.


Algumas Funções do Produto

* Tem 250MB de samples de alta qualidade, originários de um piano de cauda Steinway Modelo D, aprimorados com tecnologia acústica para produzir um som de piano de cauda rico, envolvente, expressivo e super realístico.
* Reverberação integrada com qualidade de estúdio ultra-profissional cria o efeito de um ambiente super realístico que coloca o piano em um espaço acústico real.
* Incomparáveis programações de sample criam um tom fluido, dinâmico e expressivo sem mudança de velocidade perceptível ou outro artifício digital.
* Resonância Simpática avançada recria o som das cordas do piano quando o pedal de sustain é pressionado.
* Ajuste para os sons incidentais de piano, incluindo barulhos mecânicos do pedal de sustain e das teclas, para se ter um maior nível de realismo.
* 256 vozes de polifonia e baixa utilização do CPU fazem o Pianissimo ideal para performaces solo de piano, composições de estúdio, e performances ao vivo.
* Ajuste da tampa do Piano, Curva de velocidade, controles de tom, ressonância simpática, reverberação, e efeito de Chorus que permitem que você contorle o tom do piano e a velocidade de resposta para se ajustar ao seu estilo.
* Roda nos maiores programas de gravação de audio digital (incluindo o Mixcraft) como um plug-in VSTi.
* Como software isolado possui metrônomo, sequenciador de duas faixas, e permite mixar gravações para WAV, MP3, WMA ou OGG.

O Pianíssimo pode ser adquirido diretamente por download ou por CD.

Preço de sua licença: R$ 119,90

Link para a versão de avaliação (com limitação de tempo - sem limitações na sua utilização):

http://www.daccord.com.br/download.php?arquivo=pianissimo.exe

Link para compra do produto:

http://www.daccord.com.br/produto.php?idProduto=61

Abraços.

terça-feira, agosto 04, 2009

Propellerhead Record


A Propellerhead (www.propellerhead.com), desenvolvedora do Reason, Recycle e Rebirth lancará em Setembro de 2009 seu software de gravação e edição de áudio e midi: o RECORD.

A Propellerhead está dando a oportunidade de testar este novo software utilizando a última versão "beta test" gratuitamente até Setembro de 2009. Para se obter um código de utilização (convite para a utilização), visite o link abaixo e siga os passos:

http://www.recordyou.com/

Existe também um canal no YouTube com uma série de vídeos que explicam com detalhes todas as características e funcionalidades mais importantes do programa:

http://www.youtube.com/watch?v=oe7Iapsu_38

Link para a página oficial do programa:

http://www.propellerheads.se/products/record/

Abraços.